Renan Machado
Renan Machado, nasceu no dia 04 de janeiro de 1989, no segundo hospital da pequena cidade de Jaboticabal, interior de São Paulo. Foi o primeiro de três filhos do jovem casal Claudinei e Sheila. Cresceu em um lar cristão, onde desde cedo aprendeu as primeiras noções da moralidade e da reverência a Deus.
Quando criança, Renan acompanhou a peregrinação religiosa de seus pais em busca de uma igreja. Em certa ocasião, Claudinei, seu pai, teve o interesse despertado pela IASD ao participar de um casamento. Começou a receber estudos e frequentá-la aos domingos junto com a filha Camila. Após decidir fechar seu comércio aos sábados, Sheila, sua esposa, passou a acompanhá-lo, junto com o filho mais novo Caíque. E foi por sugestão de sua mãe, em um sábado de agosto, que Renan decidiu conhecer a IASD. Daquele dia em diante, passou a frequentá-la regularmente.
Toda a família, com exceção do filho mais novo, Caique, foi batizada no dia 01 de janeiro de 2002, pelo pastor Moisés Sanchez. Renan, tinha 13 anos.
Alguns anos depois, em 2005, Renan teve o interesse despertado pelas profecias de Daniel e Apocalipse, temática que se tornou o seu deleite.
Pregou seu primeiro sermão no ano de 2007 e no ano seguinte, 2008, foi eleito diretor do Ministério Jovem na Igreja Central de Jaboticabal. Ao final daquele ano, os irmãos da igreja sugeriram que ele fosse fazer teologia, sugestão que no passado ocupou seu coração, mas foi naquele momento, que ele entendeu ser a hora de atender ao chamado.
Iniciou o curso de teologia no ano de 2011, casou-se no dia 17 de março de 2013 com a mulher da sua vida e de seus sonhos, Rosangela Rodrigues Braz e concluiu a faculdade em dezembro de 2014.
O chamado ao ministério começou a ser pavimentado, quando em junho de 2015 veio a São Paulo para auxiliar os pastores Adriano de Villa e Lucas Wallauwer, na Igreja Adventista Central Paulistana e Cambuci, lugar onde fez amigos sinceros que leva até os dias de hoje.
Após onze meses foi chamado para pastorear o Colégio Adventista de Vila Yara, escola que marcou o ministério e que guarda no coração.
Em 2018, recebeu um convite para continuar o ministério no distrito de Pedreira, onde foi acolhido e amado e pastoreado por quatro anos pelos irmãos. Durante esse período recebeu a ordenação ao ministério pastoral, recebendo da IASD o privilégio de fazer o que ama no ministério: Batizar pessoas para o Reino de Deus.
Em 2021 nasceu seu primeiro filho, Alvaro Rodrigues Machado, o qual tem lhe ensinado a ser filho de Deus
Em 2022, decidiu retornar ao trabalho da capelania, vindo agora a assumir o Colégio Adventista de Santo Amaro, lugar onde redescobriu o valor da educação e o trabalho com as novas gerações e onde também aprendeu valiosas lições para a vida.
Enfim, no ano de 2023 recebeu um convite para retornar a IASD Central Paulistana, onde seu ministério começou e no qual havia um desejo não contado de um dia poder retornar. Um lugar que deu nova vida ao seu ministério e onde o tem ressignificado semana após semana.
Destaco suas palavras de gratidão: "Minha gratidão ao Eterno, que me chamou e me justificou. A minha esposa Rosângela, que me amando mais do que posso compreender, sempre me acompanhou com incentivo e alegria. Aos meus pais, Claudinei e Sheila que dando de suas vidas me tornaram quem eu sou hoje. Aos meus irmãos, Camila e Caique que com respeito e admiração me incentivaram a chegar aqui. Aos membros da igreja Central de Jaboticabal que me incentivaram a fazer teologia e a ser um pastor. Aos professores do SALT que me legaram seu conhecimento e me ensinaram a amar a Palavra de Deus. Aos membros das igrejas e funcionários das escolas por onde passei pelo respeito, pela abertura, pela paciência e por serem pastoreados por quem ainda precisa de pastoreio.
"Assim, de boa vontade, por amor de vocês, gastarei tudo o que tenho e também me desgastarei pessoalmente"
2 Coríntios 12:15